Seymour Papert
O Seymour Papert (Pretória,
1 de Março de 1928) é um matemático e proeminente educador
estadunidense nascido na África do Sul. Leciona no Massachusetts
Institute of Technology (MIT).
Ele é o teórico
mais conhecido sobre o uso de computadores na educação, tendo
criado, na década de 1970, a linguagem de programação Logo, para
crianças, quando os computadores eram muitos limitados, não
existia a interface gráfica nem a internet.
É um dos pioneiros da inteligência
artificial, assim como inventor da linguagem de programação LOGO
(em 1968).
Na educação, Papert cunhou o
termo construcionismo como sendo a abordagem do construtivismo que
permite ao educando construir o seu próprio conhecimento por
intermédio de alguma ferramenta, como o computador, por exemplo.
Desta forma, o uso do computador é
defendido como auxiliar no processo de construção de
conhecimentos, uma poderosa ferramenta educacional, adaptando os
princípios do construtivismo cognitivo de Jean Piaget a fim de
melhor aproveitar-se o uso de tecnologias.
Em dezembro de 2006
sofreu um grave acidente, quando foi atropelado por uma motocicleta
em Hanoi, no Vietnam, onde estava como conferencista convidado de
um congresso internacional.
"Filosofia nas Universidades de Moscou e A. L. Shanyavskii, respectivamente. Por esses dados biográficos podemos perceber de início o pano de fundo que influenciou decisivamente a sua formação e o seu trabalho: a revolução russa de 1917 e o período de solidificação que se sucede. Vygotsky é um marxista e tenta desenvolver uma Psicologia com estas características”1.
- "desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio.
- Para substancialidade, no mínimo duas pessoas devem estar envolvidas ativamente trocando experiência e idéias.
- A interação entre os indivíduos possibilita a geração de novas experiências e conhecimento.
- A aprendizagem é uma experiência social, mediada pela utilização de instrumentos e signos, de acordo com os conceitos utilizados pelo próprio autor.
- Um signo, dessa forma, seria algo que significaria alguma coisa para o indivíduo, como a linguagem falada e a escrita.
- A aprendizagem é uma experiência social, a qual é mediada pela interação entre a linguagem e a ação.
- Para ocorrer a aprendizagem, a interação social deve acontecer dentro da zona de desenvolvimento proximal (ZDP), que seria a distância existente entre aquilo que o sujeito já sabe, seu conhecimento real, e aquilo que o sujeito possui potencialidade para aprender, seu conhecimento potencial.
- Dessa forma, a aprendizagem ocorre no intervalo da ZDP, onde o conhecimento real é aquele que o sujeito é capaz de aplicar sozinho, e o potencial é aquele que ele necessita do auxílio de outros para aplicar.
- O professor deve mediar a aprendizagem utilizando estratégias que levem o aluno a tornar-se independente e estimule o conhecimento potencial, de modo a criar uma nova ZDP a todo momento.
- O professor pode fazer isso estimulando o trabalho com grupos e utilizando técnicas para motivar, facilitar a aprendizagem e diminuir a sensação de solidão do aluno.
- Mas este professor também deve estar atento para permitir que este aluno construa seu conhecimento em grupo com participação ativa e a cooperação de todos os envolvidos
- Sua orientação deve possibilitar a criação de ambientes de participação, colaboração e constantes desafios.
- Essa teoria mostra-se adequada para atividades colaborativas e troca de ideias, como os modelos atuais de fóruns e chats.
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